Caravana Cultural


Tambores Carnavalescos no pré-carnaval 2007 de Fortaleza

 

Foram várias as manifestações culturais neste pré-carnaval 2007. Por vários bairros de Fortaleza, tivemos atrações e contamos com blocos do porte d'O Periquito da Madame e Que Merda é Essa? - que já são consagrados na cidade - mas também estréias marcantes, como foi o Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra e, claro, a Caravana Cultural, ambos desfilando seus batuques pelas ruas da Praia de Iracema. Com seu projeto Tambores Carnavalescos, a Caravana Cultural reuniu quase oitenta batuqueiros em seu primeiro sábado de cortejo animando os arredores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com a presença também de convidados. Confira nas fotos!



Escrito por Caravana Cultural às 18h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




I Quiarte - Mostra de Arte e Cultura de Quixeramobim

 

Fortalecer o calendário cultural da região e do Ceará, retirando do anonimato os artistas do campo e da cidade. Esses foram os objetivos do I Quiarte - Mostra de Arte e Cultura de Quixeramobim, evento que movimentou diversos espaços daquele município, localizado na região do Sertão Central cearense (a 224km de Fortaleza). Teatro, dança, música, cinema, mestres da cultura, circo, shows, artes plásticas, folclore, oficinas, maracatu, violeiros, bonecos gigantes, entre outras manifestações, estiveram presentes na programação organizada pelo grupo empresarial Sistema Maior de Comunicação, que reúne ainda a rádio Campo Maior e a FM/Fundação Canudos. Na abertura do evento, os batuqueiros da Caravana Cultural mostraram um leque cultural com seus ritmos.



Escrito por Caravana Cultural às 18h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Ensaios, batuques...

 

Alfaias, caixas de guerra, agogôs e gonguês, abês... O som desses instrumentos pode ser ouvido - e à distância! - durante nossas aulas semanais. Tendo à frente o percussionista Marcello Santos, os ensaios ocorrem sempre às quintas-feiras, às 20h30, no Espaço Cultural Água de Beber, cuja coordenação é feita pelo mestre capoeirista Ratto. Nos ensinamentos da percussão, um apanhado de ritmos que vão desde os maracatus cearense (balanceio) e pernambucano (também chamado de baque virado ou maracatu nagô), até o coco, afoxé, bumba-meu-boi (sotaques de pindaré e zabumba), samba-reggae, células do funk, etc. Ficou curioso(a)? Quer nos visitar? Então anote o endereço e seja bem-vindo: Rua Senador Almino, 215 / quase esquina com José Avelino - Praia de Iracema - Fortaleza/CE.

 



Escrito por Caravana Cultural às 18h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Batuqueiros no Ceart

 

Convidados pela organização do Centro de Artesanato do Ceará - Ceart, nossos batuqueiros - devidamente vestidos de branco (nossa cor 'oficial' das sextas-feiras!) - animaram a praça do local com muita alegria para celebrar o Natal...

 

 



Escrito por Caravana Cultural às 18h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Confraternização de batuqueiro...

 

'Fechando os trabalhos' de 2006, a Caravana Cultural reuniu seus integrantes para mais uma confraternização de fim de ano. Como ninguém é de ferro, vários comes e bebes deram a tônica da noite, que ainda contou com a exibição em DVD de alguns momentos marcantes ao longo do ano, como a vinda a Fortaleza de percussionistas de outros estados. Tin-tin!!!



Escrito por Caravana Cultural às 18h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Parada: Feira da Música no Sebrae/CE (12.08.2006)

 

Acontecendo desde 2002, a Feira Música Fortaleza foi o primeiro evento de música independente a surgir no Brasil e tem se destacado por ser um negócio estratégico para o desenvolvimento do mercado da música do Nordeste e do Brasil. O evento abre espaço para o intercâmbio entre músicos e produtores de todo o País, gerando oportunidades de negócios na área da cultura e promovendo um debate completo sobre a cadeia produtiva fonográfica. Nos pavilhões do Centro de Negócios do Sebrae/CE, a Caravana Cultural compareceu em peso, dividindo as atenções do público com outras atrações, como a Orquestra de Tambores de Alagoas (liderada pelo percussionista Wilson Santos) e o Maracatu Leão Coroado/PE (do mestre Afonso), este o mais antigo em atividade, fundado em 08 de dezembro de 1863.  


 



Escrito por Caravana Cultural às 18h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Lançamento Future 2006

 

Foi lançada oficialmente no dia 08 de junho, às 18h30, no auditório do Sebrae/CE, a sexta edição do Future 2006 – Uma Feira de Rumos e Atitudes, evento consolidado como o maior do País voltado exclusivamente à juventude. O tema central escolhido para 2006 foi “As Juventudes Brasileiras”.  Na abertura, atrações musicais como o sanfoneiro Waldonys e a Caravana Cultural, que levaram batuques e malabares para a abertura do evento na quinta-feira.

 

O Future 2006 ocorreu, assim, de 10 a 12 de julho, no Centro de Convenções do Ceará (bairro Édson Queiroz), trazendo múltiplas tendências para o futuro dos jovens por meio da apresentação de projetos e a realização de oficinas, palestras, shows, debates e várias atividades culturais direcionadas para a reflexão sobre a realidade social do público em questão.

 

A organização do evento estimou um público visitante de 20 mil pessoas ao longo dos três dias, com a participação direta de três mil jovens nas atividades programadas e cerca de 200 organizações, entre órgãos governamentais e não-governamentais, instituições sociais e empresas. Este ano, participaram também comitivas dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe. Todos acompanharam uma programação voltada para as áreas de educação, direito, participação social, trabalho, renda, meio ambiente, esporte, saúde, arte e cultura.

 

 



Escrito por Caravana Cultural às 18h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  Evento
Outros sites
  Caravana Cultural
  Kapruk (rock tribal - caravana cultural)
  Tambores Brazuka
  Dona Zefinha
  Tambores de Hidrolândia
  Tambores de Guaramiranga
  videos caravana
Votação
  Dê uma nota para meu blog